sábado, 13 de agosto de 2011

Bem-vindo à Casa de Bonecas (Welcome to the Dollhouse)

Welcome to the Dollhouse é um longa metragem americano de 1995 dirigido por Todd Solondz. Nu e simples, é um bom convite ao drama e ao humor, mas antes de tudo, ao real.

A cena fechada na foto de uma típica família americana é a porta de entrada para um filme que foge da conduta hollywoodiana tradicional. O duro e o real estão ai, usa óculos, rabo de cavalo e se chama Dawn, uma garota de onze anos e meio. Rejeitada na escola e não compreendida em casa, a protagonista se vê em situações humilhantes e que a fazem se perder dentro de si.

Os cenários são basicamente a escola, a casa e alguns pontos externos. Engraçado que nesses pontos, que aparecem uma vez cada, se me lembro bem, são formados por cenas que montam uma personalidade mais doce de Dawn, aí podemos conhecê-la melhor. Boa parte desses momentos são compartilhados com seu colega de classe Brandone, com quem ela tem uma curiosa relação.

Como toda boa pré-adolescente, a garotinha feia e de óculos se apaixona, beija, briga, machuca, é machucada e vive, mas não vive um sonho, nem uma reviravolta de vida.
Todd Solondz fez questão de colocar tudo como deveria ser, sem fantasias, sem enfeites. Somente a frustração do isolamento, da busca de uma colocação social.Welcome to the Dollhouse é um pouco de Dawn, da essência humana, e, não se assuste, mas você pode identificar nos persongens pessoas que já passaram pela sua vida também.


Classificação Indicativa: 14 anos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário